top of page

Brasil em Focus

Formação

IA cultura Brasileira é praticamente Tupi.

Meta

Fim ao genocídio e vida longa aos nativos,rios e árvores.Vida longa a Natureza!

Um País diversamente uníco

Somos Brasileiros, somos Tupi,filhos do sol,filhos da Terra.

Videos

Enjoy our video tips to improve your team work.

FAQ

All your questions answered by our experts

A Língua Guarani (Tupi ou ava nhee)

O tupi, primeiro idioma encontrado pelos portugueses no Brasil de 1500, ainda resiste no nosso vocabulário.o Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro aprovou uma recomendação para que o tupi fosse ensinado no segundo grau.O tupi teve considerável influência no desenvolvimento do português e da cultura do Brasil. Todo dia, sem perceber, você fala algumas das 10.000 palavras que o tupi nos legou.Do nome de animais, como jacaré e jaguar; a termos cotidianos como cutucão, mingau e pipoca. Estas aproximadas 10.000 palavras é o que sobrou da língua do Brasil .Quando você ouvir dizer que o Brasil é um país tupiniquim, não se irrite. Nos primeiros dois séculos após a chegada de Cabral, o que se falava por estas bandas era o tupi mesmo.O idioma dos colonizadores (Portugues) só conseguiu se impor no litoral no século XVII e, no interior; no XVIII.
Em São Paulo, até o começo do século passado, era possível escutar alguns contando casos em língua Tupi.No Pará, os caboclos conversavam em nheengatu até os anos 40.Era o idioma do povo, enquanto o português ficava para os governantes e para os negócios com a metrópole.Século XVI: O tupi, principalmente o dialeto tupinambá, que ficou conhecido como tupi antigo, é falado da foz do Amazonas até Iguape, em São Paulo.Séculos XVII/XVIII: O extermínio dos tupinambás, a imigração portuguesa maciça e a introdução de escravos africanos praticamente varre o tupi da costa entre Pernambuco e Rio de Janeiro.Em São Paulo e no Pará, no entanto, ele permanece como língua geral (a lingua brasileira)e se espalha pelo interior, levado por bandeirantes e jesuítas.O português se consolida a partir da metade do século XVIII. O tupi desaparece completamente, junto com outras línguas nativas (das 340 faladas em 1500, sobrevivem, hoje, apenas 170),na realidade o nome da lingua nao e guarani nem tupi nem tupinamba, pois o nome e ava nhee, o tupinamba e o guarani sao dialetos da mesma lingua o Proto tupi, tambem nao misture nheengatu com guarani, pois o tupi e mae do nnheengatu assim como o latim e do portugues, e infelizmente na rede ensinam o nnheengatu como guarani ou tupi.!A lingua guarani, que é nossa Lingua Nativa, foi proibida pelo decreto de Marques de Pombal, e aquele que falasse sofria severas penas,ate a morte.Era muito dificil porque poucas pessoas no Brasil falavam o Portugues!Porem o golpe politico de Portugal funcionou!Dominar o Brasil, na fe, na cultura e na lingua!Hoje há jovens querendo aprender ingles , e mal sabe de nossas origens.Porque não valorizar nossa terra?Nosso Povo?Alguns acham que o tupi é uma lingua morta.Mas há muitos falantes de tupi, e assim como o hebraico que foi lingua morta, se usarmos no dia a dia, podemos mudar essa historia!Valorizar o que é nosso sempre!

 

Conceitos Importantes

TUPI  - Essa foi a língua que os marinheiros da armada de Cabral ouviram quando aqui chegaram em 1500 e que ajudou na construção espiritual do Brasil. Naquela época, essa língua era falada em toda a costa do Brasil por muitos grupos indígenas: os Potiguaras, os Caetés, os Tupinambás, os Temiminós, os Tabajaras, etc. Seu primeiro gramático foi o Padre José de Anchieta, que publicou sua Arte de Gramática da Língua mais Usada na Costa do Brasil, em 1595.

Chegou a ser, por séculos, a língua da maioria dos membros do sistema colonial brasileiro, de índios, negros africanos e europeus, contribuindo para a unidade política do Brasil. Forneceu milhares de termos para a língua portuguesa do Brasil, nomeou milhares de lugares no nosso país (sendo, depois do português, a língua que mais produziu nomes geográficos em nosso território), esteve presente em nossa literatura colonial, no Romantismo, no Modernismo, foi a referência fundamental de todos os que quiseram afirmar a identidade cultural do Brasil. “Falada na catequese e nas bandeiras, instrumento das conquistas espirituais e territoriais da nossa história, o seu conhecimento, sequer superficial, faz parte da cultura nacional” (Lemos Barbosa, 1956).

LÍNGUA GERAL – Foi uma língua (dialeto) surgida da evolução do Tupi , a partir da segunda metade do século XVII, quando, então, era falada por todos os membros do sistema colonial brasileiro: negros, brancos, índios tupis e não tupis, mestiços.

TUPI-GUARANI – não é uma língua, mas uma família de mais de vinte línguas. Inclui o Tapirapé, o Wayampi, o Kamayurá, o Guarani (com seus dialetos), o Parintintin, o Xetá, o Tupi Antigo, etc. Existem línguas Tupi-Guarani, não o Tupi-Guarani. Dessas, o Tupi é a que foi estudada primeiro e a que mais influenciou a formação da cultura brasileira.Nao existe lingua tupi-guarani, mas lingua tupi e lingua guarani!

NHEENGATU – é uma lingua Tupi  ainda falado na Amazônia, uma evolução da língua Tupi Classica, falada por caboclos no vale do Rio Negro, na Amazônia. É uma fase atual do desenvolvimento histórico do Tupi .

GUARANI –  filho do Proto tupi,tambem conhecido como tupinamba no Brasil (principalmente no norte). Guarani e tupinamba sao as mesmas linguas com variacoes regionais.

Artigos

bottom of page